O Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro é uma Autarquia Estadual, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, e Relações Internacionais – criada pelo Decreto-Lei nº 201/75, de 15 de julho de 1975.
Suas origens remontam à antiga CEE – Comissão Estadual de Energia Elétrica (existente desde a década de 1950) e ao Departamento Estadual de Minas e Energia – DEME, este criado em julho de 1968, para atender demanda do Sindicato das Empresas de Mineração do Estado do Rio de Janeiro que exigiu do governo a correta aplicação do Imposto Único sobre Minerais (criado em 1964). Os impostos únicos (mineração, lubrificantes, energia elétrica) tinham destinação específica e vinculada ao setor gerador e foram extintos em 1988, quando da Constituição Federal, e alguns foram substituídos pelas compensações, que deixaram de ter esta vinculação. O DEME era vinculado à também criada Secretaria de Minas e Energia do antigo Estado do Rio e possuía uma Divisão de Minas em sua estrutura administrativa.
É dessa época o esforço para dotar o estado de informações básicas para a cartografia geológica, que resultou na cobertura da fotografia aérea do estado (voo DEME 1970) e em gestões junto ao IBGE da época para o repasse deste material para a produção de 22 folhas cartográficas, na escala 1:50.000, então inexistentes e que eram necessárias para o mapeamento. É também dessa época a Patrulha de Mineração, que contava com máquinas e equipamentos para apoio aos mineradores, descontinuada progressivamente pelo seu sucessor, o DARME.
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Sorry, unable to load the Maps API.
- Pública
- Estadual